Um pouquinho sobre ansiedade
- Letícia Lopes
- 5 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Diversas vezes me deparo com algumas definições que são levemente equivocadas. É possível identificar um elevado número de pessoas relatando se sentir ansiosas. Mas será isso ansiedade mesmo? Ansiedade e Angústia são duas palavras que se confundem. Trarei hoje reflexões sobre Ansiedade para você pensar.
A Ansiedade, segundo Fritz Perls, é sentida quando saímos do agora e vamos em direção ao futuro. É uma inquietação, tem movimento. É um movimento que não necessariamente é produção. Tem a ver com algo que borbulha dentro de nós. Diz de um desejo, de um excitamento que vem e que ainda não teve o lugar que quer para ter um fechamento.
A ansiedade por si só não é patológica. Sempre sentiremos ansiedade, só que não a todo o momento. Sair do agora em direção ao futuro nos permite planejar ações, só assim mobilizamos energia para realizar atividades. A espera da festa é sempre divertida, não?
Quando perdemos o controle sobre a ansiedade, quando a ansiedade é sentida frente à uma situação banal, meio besta, devemos ligar um alerta. O que tinha ali na situação em que senti a ansiedade? Como que cheguei naquele momento? O que tem de repetido ou de conhecido na situação?
E aí? Pensou um pouquinho sobre o que você percebe sobre ansiedade?
Comments